O Prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura Tremembé, tem sua origem, referência sociocultural e educativa desde 1920, quando o local pertencia ao Sr. Manoel Pontes.
Entre 1928 e 1930, esse foi o principal ponto de lazer e cultura do bairro, quando ali foi instalado o primeiro cinema do bairro. Como nessa época ainda eram comuns filmes mudos, a trilha sonora era tocada ao vivo, por músicos da Família Marino. Neste local o Sr. Manoel Pontes alternava com o cinema a atividade teatral, através de peças teatrais protagonizadas pelos próprios moradores do bairro.
As atividades foram encerradas com a mudança do Grupo Escolar Arnaldo Barreto, que ali funcionou até 1977. Deste ano até 1994 funcionou o Clube de Mães da Paróquia de Tremembé, mesclando suas atividades com o Centro de Convivência da 3ª Idade, a Associação dos Alcóolicos Anônimos e o Lions Clube, extinta em 2002.
Passou a ser administrada pela Subprefeitura Jaçanã Tremembé, tendo sido reformado e reinaugurado em 23/05/03 como Centro de Convivência e Cultura Cora Coralina, abrindo assim novamente as suas portas para a comunidade do Tremembé e região. Em 07/10/05, o Centro de Convivência e Cultura foi oficializado como Casa de Cultura Tremembé.
Frente ao valor arquitetônico, histórico, cultural e afetivo do prédio, a comunidade formalizou o pedido de Tombamento enquanto Patrimônio Histórico do prédio em 12/04, junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo/CONPRE. Até a presente data o pedido de tombamento está em análise.
A Casa de Cultura Tremembé é um espaço cultural, aberto a todos, administrado pela Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé, pela Supervisão de Cultura e oferece oficinas, cursos e diversas programações gratuitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados de acordo com as atividades extras. Os oficineiros são todos voluntários, e oferecem os seus conhecimentos, tecnicas e práticas com muita disciplina, uniaõ e harmonia.
Local: Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 – Tremembé.
Telefone: 2991-4291
E-mail: casaculturatrem@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário